Alfabeto

Existem Três alfabetos no Japão:Riragana,Katakana e Kanji.
O alfabeto cosiste em dois silabario o Hiragana e o katakana, um grande numero de ideogramas que são os Kanji.O nosso alfabeto romano e chamado de Romaji.

Hiragana
O Hiragana é o silabario mais usado no Japão,é dele
são originadas a maioria das palavras do Japão,eis o alfabeto:

Katakana
O Katakana é o silabário que importa as palavras de origens estrangeiras para o idioma japonês,o som da pronucia e o mesmo do silabário Hiragana,porem a escrita não é,ela é diferente pelo fato de diferenciar os palavras de origem japonêsa das palavrsa de origem estrangeira,assim diferenciando as palavras de origem japonêsas das de origem estrangeiraeis alguns exemplos:
O alfabeto:

Kanji
Os Kanji são ideogramas/caracteres,que foram importado do chineses pelos japonêses.Enquanto cada silabário contem por volta de 50 letras, o Kanji é em número bem maior. Na China, onde a escrita é composta somente pelo Kanji, o número de ideogramas passa dos dez mil! No Japão, são usados de dois a três mil ideogramas em média. Durante a escola, os japoneses aprendem por volta de 2000 ideogramas, que foram escolhidos pelo governo japonês como os ideogramas de uso geral. No entanto, muito livros ou materiais de áreas específicas trazem mais ideogramas, assim, podemos dizer o que número real de ideogramas usados no idioma fica por volta de 3000.
A grande dificuldade no aprendizado do aprendizado dos ideogramas são as diferentes possibilidades de leitura de cada kanji: veja na figura abaixo como os ideogramas para mar, que é lido umi, e o ideograma par lado de fora, lido soto, ao serem juntos formam a palavra estrangeiro/outro país, que é lida kaigai, ou seja, o significado base dos ideogramas se mantem, mas o leitura muda.

Ordem dos traços: